sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Palavra que Cura

A Palavra que Cura - Parte 1

Existem milhares de pessoas que estão sofrendo neste exato momento com doenças e enfermidades e muitas vezes não têm solução ou tratamento adequado. Não dormem direito, ficam ansiosas e até mesmo desesperadas devido a seriedade de um diagnóstico médico. Pessoas que sofrem com dores quase que insuportáveis e não encontram nenhuma solução para as suas vidas. Os médicos são homens capacitados por Deus para curar as pessoas, mas em muitos casos eles ficam limitados. Não é pecado ir ao médico. 

Caso você ainda não desenvolveu sua fé para receber o seu milagre, vá ao médico, tome os remédios conforme prescrição médica, mas não deixe de ouvir, ler ou assistir ministrações que falem sobre o assunto sobre Cura Divina, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo.
A fé vem... tá chegando... você vai receber!
"E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Rm 10.17)

Não recebemos o Espírito Santo por obras e sim por fé
"Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" (Gl 3:2)

Deus nos concede o Espírito e opera milagres pela pregação da fé
Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 
Você vai receber a sua cura através da fé gerada em seu coração
através da Palavra de Deus!

Pode o homem ser acometido com enfermidades e doenças hoje? Sim. 
Deus proveu cura para o homem nos dias de hoje? Sim. 
Somos obrigados a permanecer doentes, fracos e enfermos? Não 
Como tomar posse da cura de Deus para a sua vida?

Antes de entrar na questão da cura, gostaria de contextualizar o princípio das coisas: 
Deus criou o homem e o colocou no jardim do Éden para cuidar e cultivar o jardim. No princípio não havia morte, doenças, enfermidades ou pecado. Havia abundância de coisas boas e da presença de Deus.

"26     Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.27     Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.28     E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.29     E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. (Gn 1: 26-29)

Deus deu uma ordem ao homem:
"15 E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gn 2.15-17)

O homem desobedeceu a Deus:
"6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e elecomeu com ela." (Gn 3.6)

Após este ato, o homem perdeu a comunhão com Deus, teve medo de Deus e se escondeu de Deus:
"8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? 10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. (Gn 3.8-10)

Deus tinha dito a Adão: "No dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Então, qual foi o dia em que Adão morreu? No dia em que ele comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Adão viveu 930 anos nesta terra, então ele não morreu fisicamente, ele morreu espiritualmente.
"3 E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5 E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos; e morreu" (Gn 5.3-5)

Existem três tipos de morte citados na Palavra de Deus:

1. Morte física (Gn 5:5, 8, 11, 14, 17, 20)
5     Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
8     Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.
11     Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
14     Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.
17     Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
20     Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.

2. Morte espiritual
"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" (Ef 2:1)
"Em verdade, em verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24)

3. A segunda morte (Lago de fogo)
"11     Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.12     Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.13     Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.14     Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo." (Ap 20:11-14)

Existem particularidades entre a morte física, morte espiritual e a segunda morte:

1. Morte física - É a separação do espírito do corpo;
2. Morte espiritual - É a separação do nosso espírito do Espírito de Deus;
3. Segunda morte - É a separação eterna do nosso espírito do Espírito de Deus.

Agora entenda: O pecado entrou no mundo por intermédio de Adão; através do pecado, a morte (espiritual) entrou no mundo e passou a todos os homens, porque todos homens (em Adão), pecaram.
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Rm 5.12)

A morte é consequência do pecado:
"13     Ninguém, ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.14     Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.15     Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera morte." (Tg 1:13-15)

A terra foi amaldiçoada por causa do pecado, o homem foi amaldiçoado por causa do pecado, o homem morreu espiritualmente. Como consequência do pecado veio violência, homicídios (Caim matou Abel), inveja, depravações, doenças, enfermidades e etc...

No princípio não fomos criados para ficarmos doentes e muito menos para sofrer a morte.

O homem tinha autoridade, governo e domínio sobre todas as obras das mãos de Deus.
" Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." (Sl 115.16)
" que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? 5     Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6     Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7     ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8     as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. 9     Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!" (Sl 8.4-9)

Por causa do pecado e morte espiritual do homem Jesus disse a Nicodemos:
"3:1     Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.2     Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.3     A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.4     Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?5     

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.6     O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito." (Jo 3:1-6)

O que é nascido da carne, ou seja, o que é nascido de herança paterna, humana ou biológica é um ser humano. O que é nascido do Espírito é aquele que nasceu espiritualmente, é uma nova criação através de Cristo Jesus.

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura (ou criação); as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."(2Co 5:17)

"quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.6     O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito." (Jo 3:5-6)

Nascer da água (Batismo) - Nascer do Espírito (Através do Espírito Santo)

Resumindo: O homem foi criado por Deus para dominar, governar sobre todas as obras das mãos de Deus. O homem tinha tudo em abundância, vida, saúde, presença de Deus. O homem não conhecia a morte, violência, homicídios, depravações, nem doenças, nem enfermidades. A morte e toda sorte de maldições como: doenças, enfermidades, miséria, pobreza e ruína vieram após o pecado.

O homem perdeu tudo o que havia de bom.

Jesus Cristo veio e recuperou tudo de volta para nós:
Vida (Zoe - A vida de Deus);
Toda sorte de provisão;
saúde perfeita,
Vida abundante,
Restauração da comunhão com o Pai.

Perguntas:

Pode o homem ser acometido com enfermidades e doenças hoje? Sim.

Deus proveu cura para o homem nos dias de hoje? Sim.

Somos obrigados a permanecer doentes, fracos e enfermos? Não

Como tomar posse da cura de Deus para a sua vida?

1. Através da Imposição das Mãos no Nome de Jesus
2. Através da Oração da Fé e unção com óleo no Nome de Jesus
3. Através da Própria Palavra de Deus
4. Através da Oração de Concordância

Veremos isso no próximo tópico.


Abraços a todos e um ótimo e abençoado dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.